Nos bastidores da política, cresce a especulação de que Ticiano, ex-presidente da Câmara, pode deixar o PSD e se filiar ao PL para disputar uma vaga de deputado em 2026. Fontes indicam que Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e Gilberto Kassab, líder do PSD, podem estar reeditando um acordo estratégico para viabilizar essa mudança.

Caso a movimentação se concretize, Ticiano poderá formar uma dobrada eleitoral com o atual vice-prefeito Thiago Surfista, que também deve migrar para o PL. Nome já fortalecido dentro da sigla e respaldado por Valdemar Costa Neto, Thiago Surfista reforçaria a base partidária e ampliaria a força política do PL na região, impactando diretamente o cenário eleitoral do próximo pleito.

No entanto, como Ticiano não possui janela partidária aberta, a troca de legenda só seria possível mediante liberação do PSD. Conforme informações de bastidores, há uma grande possibilidade dessa liberação acontecer, uma vez que Ticiano é considerado o "menino de ouro" de Guarulhos, tendo grande influência e potencial eleitoral.

Ainda sem confirmação oficial, a possível migração de Ticiano para o PL demonstra o jogo de articulações que vem se desenhando nos bastidores e pode impactar diretamente as eleições de 2026. A expectativa agora gira em torno dos próximos passos dos dois maiores presidentes partidários nacionais e do próprio Ticiano. Devido à grande força eleitoral que Ticiano tem na cidade, Valdemar Costa Neto possivelmente abrirá diálogo com Kassab para que possam viabilizar essa dobrada., que poderá anunciar sua decisão em breve.