O Programa Moeda Verde, que transforma materiais recicláveis em alimentos para a população, chegou ao seu 32º ponto de atendimento nesta terça-feira (1º), contemplando os moradores do Núcleo Maracanã, no bairro Condomínio Maracanã, em Santo André.

A expansão do programa veio acompanhada de uma importante marca: desde o seu lançamento, em 2017, a iniciativa já arrecadou mais de 2 mil toneladas de resíduos secos e distribuiu aproximadamente 400 toneladas de hortifrúti para famílias em situação de vulnerabilidade.

O prefeito Gilvan Junior destacou a importância do projeto tanto para o meio ambiente quanto para a segurança alimentar da população:
🗣️ “A chegada ao 32º ponto do Moeda Verde reafirma o nosso compromisso em ampliar políticas públicas sustentáveis”.

Sustentabilidade e impactos ambientais

A ação ganha ainda mais relevância diante das recentes chuvas intensas em Santo André. O prefeito ressaltou a importância da reciclagem para evitar impactos ambientais severos, como enchentes e poluição dos rios.
🗣️ “Imagine se essas 2 mil toneladas de materiais estivessem nos rios e córregos. Como teria sido a tempestade de ontem?”, refletiu, mencionando a chuva de 100 mm registrada na cidade no dia 31 de março.

O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, reforçou que o Moeda Verde minimiza os efeitos das mudanças climáticas e promove a sustentabilidade:
🗣️ “O programa reduz a emissão de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, melhora a qualidade de vida da população vulnerável”.

Ações de saúde e bem-estar

A chegada do programa ao Núcleo Maracanã contou com um mutirão do Saúde em Movimento, oferecendo atendimentos médicos, exames, bioimpedância e orientações nutricionais.

Além disso, os moradores agora podem trocar garrafas PET por ração animal por meio do Moeda Pet. O engenheiro civil Luami Lene da Cruz e sua esposa aproveitaram a oportunidade:
“Foi muito interessante. Pegamos ração para os nossos gatinhos e alimentos para nós”, contou.

As trocas no Núcleo Maracanã acontecerão quinzenalmente, às terças-feiras, das 13h30 às 14h15, entre as ruas Cândido Ferreira e Cândido Mota.

A ação faz parte das comemorações dos 472 anos de Santo André, que incluem mais de 90 atrações ao longo do mês, com cultura, esporte e lazer.