A cidade de Poá celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2), com uma série de ações voltadas à sensibilização e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre as iniciativas, os principais prédios públicos do município foram iluminados com luz azul, cor símbolo da conscientização do autismo. O Paço Municipal, além da iluminação especial, recebeu um laço azul, reforçando o apoio da administração municipal à causa. Outros locais emblemáticos da cidade, como o Relógio, o Monumento dos Expedicionários e a Praça de Eventos, também aderiram à campanha.

Além das luzes, um evento especial intitulado “Todos Juntos em Prol dos Nossos Autistas” reuniu especialistas, autoridades e familiares de pessoas autistas. O encontro foi promovido pelo Grupo Mães Azuis, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Poá, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Políticas públicas e avanços na inclusão

O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Poá, Flavia Souza, do secretário de Educação, Diego Moreira, do chefe da pasta de Saúde, Silvanei Mamed, do presidente da Câmara Municipal, Lucas Ferrari, além de vereadores, secretários municipais e representantes do Grupo Mães Azuis.

A primeira-dama destacou os avanços na área da inclusão dentro dos 90 dias de gestão.

"Temos dado passos importantes na caminhada da inclusão. A iluminação azul dos prédios públicos é uma forma de chamar atenção para essa causa, mas nosso compromisso vai além. Estamos acelerando o processo para a contratação de professores auxiliares, que darão suporte aos alunos com TEA na rede municipal”, explicou Flavia Souza.

Entre as conquistas recentes da administração municipal, a primeira-dama destacou a criação da Diretoria de Inclusão e a ampliação de ações voltadas à acessibilidade. Durante as festividades de aniversário da cidade, por exemplo, foi criado um espaço inclusivo, com abafadores de ruídos e intérpretes de Libras, permitindo que pessoas com TEA e outras deficiências participassem dos eventos com mais conforto.

Compromisso da gestão municipal com a inclusão

O prefeito Saulo Souza reafirmou o compromisso de sua gestão com as pessoas atípicas e destacou as ações já implementadas em apenas três meses de mandato.

“Criamos uma sala sensorial, inauguramos uma ala com neurologista e psiquiatra infantil e adulto, corrigimos a falta de medicação na área de saúde mental e estamos contratando dezenas de professores auxiliares para apoiar os alunos com TEA em sala de aula. Além disso, todos os nossos eventos estão sendo adaptados para garantir a participação de todos”, destacou o prefeito.

As ações realizadas em Poá reforçam o compromisso da cidade em promover uma sociedade mais inclusiva, garantindo mais qualidade de vida e dignidade para pessoas com TEA e suas famílias.