Itaquaquecetuba deu mais um passo decisivo na construção de uma cultura de paz nas escolas ao inaugurar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mais três salas de conciliação do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar: conceitos e técnicas de conciliação para uso no ambiente escolar”, desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

As novas salas estão localizadas nas escolas Prefeito Benedito Barbosa de Moraes, Village e Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva. Juntas, passam a atender 1.311 estudantes, elevando o total de beneficiados para 1.790 alunos da rede municipal. O projeto começou a ser implantado em outubro de 2023 com a entrega da primeira sala na Emeb Vereador Augusto dos Santos, e agora ganha força e estrutura com espaços exclusivos e preparados para acolher conflitos cotidianos de maneira educativa.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, os espaços contam com mesas, cadeiras, livros e brinquedos, além da presença de um profissional responsável por orientar os estudantes na aplicação de técnicas jurídicas adaptadas ao ambiente escolar, como escuta ativa, validação de sentimentos e mediação de interesses. A iniciativa busca promover a empatia, o respeito e o diálogo desde a infância, tornando o convívio escolar mais harmonioso.

A secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, ressaltou a relevância da expansão: “Estamos fazendo história. Acreditamos que a conciliação transforma e pode ultrapassar os muros da escola. Nossa meta é levar o projeto a cada vez mais unidades”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, da Central de Conciliação de Guarulhos, que acompanhou uma simulação de mediação realizada pelos próprios alunos. “É gratificante ver o resultado de um ano de trabalho refletido no comportamento das crianças. Elas estão mais conscientes, resolvendo os conflitos com empatia e diálogo.”

Também esteve presente a idealizadora do projeto, Rosane Sanches Antunes, autora do livro “Ava e os Quadradinhos”, primeira de uma série de 12 obras didáticas que dão suporte ao projeto. Segundo Rosane, a participação ativa dos estudantes e o apoio da gestão municipal fazem de Itaquaquecetuba um exemplo nacional.

Como reconhecimento pelos avanços, Itaquaquecetuba foi premiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Prêmio Conciliar é Legal, na categoria instrutores de mediadores e conciliadores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de maio, em Brasília.

Para o vice-prefeito Rogério Tarento, a iniciativa é mais que um projeto pedagógico. “Estamos formando cidadãos conscientes desde a infância. Essa é uma contribuição real para uma sociedade mais justa e pacífica.”