Nova estrutura promete aumentar em 145% a capacidade para veículos pesados e impulsionar a logística no estado

O Governo de São Paulo, em parceria com a concessionária Ecovias, lançou nesta sexta-feira (10) o projeto para a construção da terceira pista na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), um dos principais acessos entre a capital paulista e o litoral. O anúncio marca um passo estratégico para a ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes, com foco em otimizar a circulação de caminhões e ônibus e melhorar a conexão com o Porto de Santos, o maior do Brasil.

A nova pista terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo 80% do trajeto formado por túneis, incluindo o maior túnel do Brasil, com cerca de 6 quilômetros. Além disso, haverá 4 quilômetros de viadutos. A pista será composta por duas faixas de rolamento e um acostamento que poderá ser convertido em faixa de tráfego em situações de alta demanda.

“Com a nova terceira pista da Imigrantes, não apenas aumentamos a capacidade total do sistema em 25%, mas mais do que dobramos o acesso de caminhões ao Porto de Santos. Essa obra é essencial para acompanhar o crescimento logístico do estado e garantir mais fluidez no transporte de cargas, além de maior conforto e segurança aos motoristas”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

### **Traçado estratégico e benefícios**
A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes, conectando-se ao Rodoanel Mário Covas, e terminará no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Com isso, o acesso às margens direita e esquerda do Porto de Santos será agilizado.

A nova pista aumentará em 145% a capacidade de descida de veículos pesados, solucionando gargalos históricos no transporte rodoviário entre o Planalto e a Baixada Santista. Além disso, sua inclinação média de 4% e os túneis paralelos de emergência garantem maior segurança para o tráfego de veículos pesados, tornando a rodovia mais eficiente e confiável.

“O Sistema Anchieta-Imigrantes recebe um grande fluxo de veículos diariamente, e essa demanda só cresce. Estamos planejando ações de longo prazo para resolver problemas estruturais de mobilidade e impulsionar a economia da região”, explicou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
Para minimizar os impactos ambientais, a construção da pista utilizará estradas de serviço já existentes e poucos pontos de entrada para as obras. O traçado foi cuidadosamente planejado por especialistas, seguindo padrões de engenharia e segurança adotados em projetos de infraestrutura de grande porte no Brasil.

A Ecovias está desenvolvendo o projeto funcional, com previsão de conclusão do licenciamento ambiental no primeiro semestre de 2026. Em seguida, serão realizados os projetos básico e executivo, que definirão os detalhes técnicos, custos e prazos de execução.

Desde a autorização inicial, concedida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos em janeiro de 2024, a equipe já trabalha em estudos de tráfego, análises geológicas e relatórios de impacto ambiental. A previsão é que a construção da nova pista se torne um marco na modernização da infraestrutura rodoviária do estado.

Com essa obra, São Paulo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento logístico, a segurança viária e o crescimento sustentável.

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