Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura de Arujá inaugurou o Pró-Criança, um equipamento de saúde infantil que atenderá crianças de 0 a 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias). O prefeito Luis Camargo, conhecido como Dr. Camargo, destacou em seu discurso que a recepção do novo centro será treinada neste final de semana, para que a unidade possa abrir suas portas às 7 horas da manhã da próxima segunda-feira, dia 8, e funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. “As portas da unidade se abrirão para nunca mais fecharem!”, exclamou ele antes do descerramento da placa inaugural.
Localizado na rua Pedro de Toledo, esquina com a rua Carlos de Campos, no centro de Arujá, o Pró-Criança está próximo ao INSS, também inaugurado durante a atual gestão. A cerimônia de inauguração contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, do vice-prefeito Betinho, do secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e deputado estadual André do Prado, de Mara Bertaiolli, representando o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) Marco Bertaiolli, e de todos os vereadores da Câmara Municipal de Arujá.
Dr. Camargo ressaltou a urgência em melhorar a saúde infantil na cidade. “As crianças agora terão um lugar adequado para serem atendidas, longe da maior exposição a vírus e bactérias de um Pronto-Atendimento misto, além de situações que podem assustá-las, como socorros emergenciais a adultos”, explicou. Ele agradeceu aos diversos colaboradores e destacou a importância do apoio político e financeiro para a realização do projeto.
O Pró-Criança será referência em Pediatria, com pediatras diurnos e noturnos, além de uma equipe de enfermagem e outros profissionais, incluindo assistente social e psicólogo para acolhimento especializado. A unidade gerará mais de 70 empregos indiretos.
Com uma área total de 902m², dos quais 528m² são de área construída, o prédio é totalmente acessível e dispõe de seis leitos de observação, dois leitos de emergência, três consultórios médicos, sala de curativo, sala de inalação, sala de triagem, recepção para 30 lugares, dispensário interno de medicamentos, sala de esterilização de materiais, sala de raio-x, almoxarifado, sala administrativa, refeitório, vestiários para funcionários e entrada exclusiva para ambulância.
Emocionado, o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, destacou a importância do novo equipamento: “Muitas pessoas sonhavam com isso há anos, e foi nesse governo que o sonho se materializou. Mais de 3,5 mil atendimentos pediátricos mensais que passavam pelo PAM Barreto agora serão realizados no Pró-Criança. A obra, inclusive, foi pensada de forma sustentável, com energia fotovoltaica, reduzindo até 40% dos custos com energia elétrica”.
O deputado e presidente da Alesp, André do Prado, elogiou a coragem do governo municipal em priorizar a saúde, destacando que Arujá destina 30% de seu orçamento à área, o dobro do exigido pela Constituição. “Isso demonstra que a Prefeitura e a Câmara priorizam a saúde, porque é aqui que o cidadão mora e busca socorro”, afirmou.
**Referência em Pediatria**
O Pró-Criança ampliará e humanizará o serviço de Pediatria, com uma equipe médica e de enfermagem especializada, atendendo conforme a classificação de risco realizada na chegada dos pacientes. A construção do Pró-Criança, orçada em R$ 3.339.115,78, contou com verbas de emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli e emendas impositivas dos vereadores para o custeio da unidade. O custo mensal de manutenção está estimado em R$ 1.119.644,20, com recursos próprios.
A unidade será referência em Pediatria na região, centralizando os atendimentos infantis, que não precisarão mais ser encaminhados ao Pronto Atendimento Central (PA) ou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Barreto. Para o atendimento no Pró-Criança, os responsáveis deverão levar os documentos pessoais e o cartão do SUS da criança, a partir do dia 8.
0 Comentários