Na última sexta-feira (3), 27 bolsistas do Programa Municipal "Frente de Trabalho" em Arujá receberam os certificados de conclusão do curso de controlador de acesso. A cerimônia, realizada na Prefeitura, marcou a primeira formatura de 2024 do programa, que este ano completa 10 anos de implementação no município. Para o ano em curso, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Arujá prevê a qualificação de cerca de 100 bolsistas em diversos cursos profissionalizantes, incluindo cuidador de idosos, informática, segurança patrimonial e técnico de enfermagem.


O Programa Emergencial Auxílio ao Desemprego, conhecido como Frente de Trabalho, proporciona uma bolsa-auxílio aos participantes pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado, para o desenvolvimento de atividades nos setores públicos, além de oferecer cursos de capacitação e geração de renda, conforme estipulado pela Lei Municipal nº 2.679, de 29 de setembro de 2014. Em 2023, o número de bolsistas foi ampliado de 200 para 220, e o valor da bolsa-auxílio aumentado de R$ 700 para R$ 800.


A cerimônia contou com a presença de Marina Bernardo, secretária de Assistência Social de Arujá, das coordenadoras do programa, Fernanda Araujo e Elizabete dos Reis Costa, e de Ifigênia Oliveira, coordenadora da 1ª edição do programa Frente de Trabalho, enquanto este era estadual.